O que está procurando?

domingo, 30 de maio de 2010


Encontro de blogueiros ou de políticos? Esse é para quem gosta de ler!
* A voz de CG

O primeiro encontro dos blogueiros, que aconteceu hoje (14 de Maio) às 14h no auditório da Casa de Cultura de Campo Grande-RN, foi marcado pela presença de autoridades políticas da região. Estavam presentes o vice-prefeito da cidade, Caramuru Paiva, vereadores de cidades vizinhas, candidato a deputado estadual, professores, capitão de polícia, funcionários públicos e... eu, mas não me senti inferior, eu era o mais alto.

O encontro visava divulgar melhor a poderosa ferramenta de comunicação e estreitar a integração entre os blogs da região e seus respectivos editores. Nesse sentido posso dizer que foi atingida a finalidade pois houve um troca-troca geral, de informações viu gente, antes que pensem besteira.

Dentre as coisas que aprendi sobre o manuseio e divulgação do blog como instrumento prestativo de informação e formador de opinião eu destaco aqui a máxima que não observei ao expressar meus preceitos na pauta virtual do blog, a de que o brasileiro é preguiçoso no quesito leitura, logo, textos "grandes" não agradam, independente do assunto. Cada um tem seu conceito sobre o que considera ser um texto grande ou pequeno, mas no Brasil isso é uniforme, ultrapassou cinco linhas (mensurando, isso seria um parágrafo) é muita leitura. Talvez isso justifique a mania de quando pegar um livro para ler a primeira coisa a fazer seja olhar a quantidade de páginas que tem e ao invéns de dizer: "Eu li um ótimo livro" dizer: "Eu li um livro enorme de xxx páginas", quando na verdade o que realmente importa não é o número de folhas de celuloses que há, antes, é o benefício e exércício da leitura, mas se exercitar cansa né, é melhor não fazer muito esforço. Nós somos um povo capaz de passar duas horas na frente da TV sem piscar, mas impossibilitados de dedicar quinze minutos à leitura, algo que nos acrescentará bem mais que novelinhas subdesenvolvidas.

Daqui pra frente eu pretendo ser mais consiso nos meus comentários, prometo que tentarei me conter a não escrever muito, aí sim, em um futuro não muito distante, espero, quando o caro leitor brasileiro estiver preparado para apreciar algo que é obrigação, eu delongarei mais meus textos. Embora decidido de agora em diante ser o mais sucinto possível, vez ou outra ainda publicarei posts que demandarão o dispêndio de um pouco mais de tempo da parte dos leitores. A leitura pode nos levar a lugares desconhecidos e que talvez só tenhamos acesso através desse maravilhoso hábito, então se você é daqueles que ainda duvidam do "poder milagroso" da leitura, eu só tenho uma coisa a lhe dizer: não irás muito longe. Muitos, eu sei, nem chegarão ao final desse texto, talvez tenham desistido na metade ou bem antes disso, enquanto haverá uma pequena minoria, mas bem pequena mesmo, que chegará até o ultímo ponto final com o pensamento de que fizeram algo bom.

Enfim, foi proveitoso o encontro, que terminou com uma cervejinha no bar do seu Dedé Moura, ao lado da igreja católica (não estou ganhado pra fazer merchan), pena que alguns teriam que dirigir depois, mas é isso aí, leiam mais! Ah e quero expressar meus agradecimentos a Patrício do Blog CG NEWS que me ajudou a colocar o mural de recados, graças a ele agora vocês podem letrificar seus pensamentos aqui, sejam de discordância ou a favor, o importante é que o façam, mas de modo sóbrio. Pensem, argumentem e mostrem os fundamentos. Abraço a todos!

* Matéria e imagem reproduzidas do blog A Voz de CG

Nenhum comentário: