O que está procurando?

quinta-feira, 20 de maio de 2010


Técnico da CONAB agenda visita aos projetos em andamento no município
* Caramurú

Na última terça-feira, estive na companhia do técnico Arruda da Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, Superintendência do Rio Grande do Norte, cuja visita breve serviu para compreender a satisfação que o órgão está tendo com o desempenho do Programa Compra Direta no município de Campo Grande. Na oportunidade, o ex agrônomo do Núcleo Sertão Verde, firmou agenda para na próxima terça-feira, ele junto comigo, o prefeito Bibi e um representante do Núcleo Sertão Verde visitarmos as ações em andamento na cidade.

É importante destacar que , entre os bons programas do Governo Federal é sempre citado o Compra Direta da CONAB. No geral, uma série de linhas se complementam no sentido de viabilizar a venda do produto da agricultura familiar com preço justo e a simultânea doação para grupos em riscos sociais, entidades beneficentes ou escolas públicas.

O município de Campo Grande é um bom exemplo dessa ação. Há cerca de 6 anos numa parceria que articulamos pelo comitê territorial do Sertão do Apodi quando ainda estava na Supervisão do Projeto Dom Heldér Câmara; e junto com o então Superintendente da CONAB RN, Sátiro Gil, viabilizamos a primeira comercialização de mel e o Governo Federal. O lançamento aconteceu no Clube Arco Verde. A parceria se deu com as cooperativas de Apodi, COOPAPI e COOAFAP.

O mel foi doado para as Escolas Municipais, o Educandário, Grupo de Idosos, Associação Casa e Cidadania, Pastoral da Criança e ONG Gol de Placa. Tudo na perspectiva de aumentar a renda de quem produz e a segurança alimentar dos que precisam. Depois veio, arroz, feijão, farinha, etc. Atualmente tem 3 projetos em andamento no município, sendo dois de polpa de frutas com as associações do Salgado e Bom Jesus; e outro de peixe com a Colônia. Ambos contaram com o apoio do Núcleo Sertão Verde na elaboração técnica. Os resultados são impressionantes.

Através da EMATER o mesmo recurso está sendo viabilizado no conhecido Programa Compra Direta. Neste caso integram-se os Governos Federal e Estadual. A Prefeitura por sua vez também se soma na medida em que o prefeito Bibi de Nenca apóia a ação com a disponibilização da técnica Ligiane Fernandes e no transporte de alimentos que ele tem recebido e distribuído na zona rural e nas famílias carentes da zona urbana.

O novo disto tudo é ver a CONAB que nunca comprou nada a pequena sob os argumentos mais diversos, agora pode e faz um bem danado a agricultura familiar regional. Ou seja, fica evidente pelo exemplo campograndense, que a diferença foi feita por quem comanda o Brasil e aí tem oposição que se contorce toda mas precisa aceitar a frase do Presidente Lula quando afirma "nunca na história deste país" e que se enquadra para tantas ações boas, como estas do Programa Compra Direta.

Nenhum comentário: