O que está procurando?

sábado, 22 de maio de 2010


Não perdam, neste sabu, a Paixão de Cristo, o retorno... Não, não é sábado, é domingo e será "Lula o Filho do Brasil"
* A voz de CG

Já estão sabendo da última? Aiaiaia, péssimo começo, parece tablóide de fofoca. Mas vale a pena comentar. Preparem a pipoca, pois Campo Grande agora terá “cinema”. Antes que pensem que o Cinemark, UCI ou Severiano Ribeiro irão instalar salas lá eu vou explicar o que é. “Tem o intuito de levar entretenimento e informação para a população, especialmente os grupos mais carentes”, assim é objetivado a implantação do projeto “Cinema Sim”. Idealizado pelo vice-prefeito Caramuru Paiva, o projeto que terá inicio nesse domingo dia 23 de Maio, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Campo Grande e da Coordenação Municipal de Cultura. Ainda com a colaboração do Núcleo Sertão Verde e a Associação Comunitária do Bom Jesus. Será exibido no Conjunto Padre Pedro Neefs, especificamente no Centro Comunitário Ronaldo Valência a partir das 19h.

Quão bom seria se tivesse existido essa iniciativa na minha época de criança. Pra ver um filme eu tinha que ficar acordado até tarde da noite para ver passar na TV, pois eu estudava à tarde e perdia o Cinema em Casa (SBT) e a Sessão da Tarde (GLOBO). Até lembro-me dos amigos que ficavam até tarde da noite no sábado ligadões na Band, pra ver um tal de Cine Privê, (sei nem o que é isso) se é que lembram.

Hoje em dia com o avanço da tecnologia isso não é mais necessário. Você simplesmente aluga um DVD e assisti. Mas e quem não tem um aparelho de DVD? Por isso, além de válida a iniciativa é encorajadora, pois levará informação e conhecimento àquelas pessoas que não tem acesso às maravilhas da sétima arte.

É uma vergonha o nosso estado só possuir salas de cinema estruturadas na capital, sinal da pouca cultura e indiferença por esse meio de expressão tão distrativo quanto informativo e educacional. É notável o desprezo resguardado por muitos, principalmente quando se trata de algo produzido por aqui.

Não pude deixar de notar também a característica marcante do “flanco esquerdo oriunda da sua natureza petista” - ressaltada por mim em comentários de outrora à pessoa do vice-prefeito - na escolha do filme inicial (Lula, o filho do Brasil). Embora apolítico, confesso que passei a enxergar, não com outros olhos, pois não fiz transplante, mas de modo diferente o presidente de nosso país depois de ver o filme que mostra desde sua sofrível vida (perdendo o dedo e tudo mais), ao cargo mais importante que um cidadão brasileiro pode desempenhar. Se no longa eu fosse uma das pessoas que aparecem na vida de Lula corriqueiramente e alguém dissesse: “Olha lá, aquele menino um dia vai governar esse país.”, eu viraria o rosto com ar de riso. Imagina por quantas pessoas já não cruzamos no dia a dia na mesma ou pior situação que viveu Lula. Agora imagine alguma dessas pessoas na mesma posição dele atualmente daqui a alguns anos. Parece algo improvável, mas ele é a prova de que isso é possível, é esse sentimento que o filme quer evocar, além de mostrar um lado do senhor presidente que pouca gente conhecia, que ele era malandrão na adolescência, brincadeira, era esperto. Portanto, boa escolha do filme de abertura do projeto a que nada mais poderia desejar que sucesso, desde que não venham mais biografias cinematográficas de líderes petistas.

Bacaníssima essa idéia de levar cinema para CG. Claro, não será nenhum conforto que encontramos nas salas de cinema de um Shopping Center, mas antes de formularem qualquer crítica negativa e desmerecedora saibam que é uma ação louvável, enfim uma boa idéia, que não é 51, para os campograndenses, e agora além de beber e jogar bola o pessoal pode assistir um cineminha. Pelo menos está engatinhando.

* Matéria e foto reproduzidas da Voz de CG

Um comentário:

CG News disse...

Campo Grande tem uma boa estrutura de sala de cinema o auditório da Casa de Cultura, onde poderia oferecer cinema a população todos os sábados as 20h.

Heráclito Patrício