O que está procurando?

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Toinho do Morcego, desiste da disputa mas sai com vitória moral

CARTA ABERTA AOS PESCADORES DE CAMPO GRANDE

Durante os últimos 20 anos da minha vida tenho dedicado boa parte do meu tempo ao trabalho voluntário. Neste período aprendi muito e junto com outros companheiros conquistei projetos importantes para as comunidades rurais de Campo Grande, especialmente a Associação do Morcego e o Fórum de Associações.

Através da minha luta com meus amigos consegui os recursos para construção da sede da colônia. A comunidade do Morcego aumentou a renda por meio de hortas que foram implantadas, caprinos e ovinos distribuídos entre as famílias do Morcego, galinha caipira repassadas para o grupo de mulheres, cursos e muitos outros projetos.

Desde a criação da Colônia estive sempre perto, ajudando e apoiando. Esta experiência de movimento social juntada ao conhecimento que tenho das ações do Governo do Presidente Lula em favor dos pescadores foi o que me fez entender que era possível fazer mais pelos associados na colônia.

O seguro-pesca é bom, mas não pode ser o único benefício dos pescadores. Uma diretoria dedicada deve correr atrás de mais. Foi pensando assim que reunimos um grande grupo e formamos a Chapa 2 para fazer uma mudança na Colônia. Conseguimos maioria dentro da minha comunidade Morcego e na cidade, passamos a contar com o respaldo de autoridades municipais. Tudo parecia com vitória.

A nossa surpresa veio com a atitude da atual direção respaldada pela Federação Estadual dos Pescadores que se armando de argumentos contestáveis impediram a nossa chapa de disputar a eleição. Pior do que isso foi ver a discriminação chegando para quem ficou do nosso lado. Hoje temos processos correndo contra a atual direção por pescadores que ele filiou na colônia e não quer mais renovar as carteiras.

Diante dos impedimentos da Federação, venho aqui tomar a atitude que julgo mais sensata no momento. Enquanto os ataques era somente contra mim eu suportei, mas não admito que pessoas simples sejam perseguidas em nome da nossa vitória. Assim, desisto da campanha, mas continuo como associado lutando pela correta aplicação dos recursos e defendendo todos contra as perseguições.

Para Campo Grande fica muito feio uma vitória deste tipo. É como se o Brasil ganhasse a copa sem jogar, apenas por uma decisão duvidosa da FIFA. Portanto, por tudo quanto os associados e a população fez por mim, Gilvan e toda diretoria que compunha nossa chapa, eu já me sinto um vitorioso.

Toinho do Morcego, militante social

Nenhum comentário: