O que está procurando?

quarta-feira, 19 de maio de 2010


Mutirão de Documentação de Trabalhadora Rural cehga ao Território Açu-Mossoró
* Assessoria de Comunicação do INCRA RN

O mutirão do Programa Nacional de Documentação de Trabalhadora Rural está desde hoje (17) no Território da Cidadania Açu-Mossoró. O objetivo é emitir documentos gratuitos para as mulheres trabalhadoras rurais, seus familiares e outros interessados. Durante os mutirões, as pessoas podem obter Carteiras de Identidade e de Trabalho, Cadastro de Pessoa Física (CPF), inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outros documentos. A expectativa é beneficiar quatro mil pessoas na região.

O mutirão se inicia pelo município de Açu (17 e 18). Nos dias 19 e 20 é a vez de Mossoró. Já em Baraúna, o benefício ocorrerá nos dias 21 e 22. Na cidade de Açu, a documentação está sendo emitida na comunidade Panon, no período da manhã e tarde. Em Mossoró, os mutirões ocorrerão no Assentamento Maisa, no Clube da Acem. Em Baraúna, a ação ocorrerá no primeiro dia, no Assentamento Tiradentes e, no segundo dia, na Secretaria de Ação Social do Municipio, na sede da cidade.

A Documentação de Trabalhadoras Rurais é uma programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), executada no Rio Grande do Norte pela Delegacia Federal de Desenvolvimento Agrário (DFDA/RN), em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). É parte do Programa de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia (PPIGRE). Eles também contam com o apoio dos órgãos emissores de documetos, das prefeituras municipais, do Governo do Estado, INSS e do Banco do Nordeste, como forma de dar acesso à cidadania principalmente ao público feminino. Apesar de ser direcionado para as mulheres, em especial, as trabalhadoras rurais, os homens interessados também serão atendidos.

A cada ciclo de mutirões mais pessoas são atendidas no RN. A expectativa para 2010 é emitir mais de 40 mil documentos. No ano passado, foram emitidos 40.386 documentos, número considerado recorde deste o início do Programa, em 2005. Somente em 2009 foram atendidas 23.676 pessoas, sendo a grande maioria mulher. Ainda com relação ao ano passado, a ação esteve presente em 80 municípios potiguares, realizando 106 mutirões.

Localidade e Data:
Açu – 17/05/10
Açu – 18/05/10
Mossoró – 19/05/10
Mossoró – 20/05/10
Baraúna – 21/05/10
Baraúna – 22/05/10


* Matéria enviada pela Assessoria de Comunicação do INCRA RN

Nenhum comentário: