O que está procurando?

sábado, 25 de setembro de 2010


Primeiro assentamento do RN a produzir cebola inicia a colheita esta semana
* INCRA

Iniciada esta semana a colheita da cebola, do tipo banca, no Projeto de Assentamento (PA) Formosa, em Baraúna (RN). A espectativa é de que até o final do ano sejam colhidas cerca de 500 toneladas da hortaliça nas 25 hectares de terra plantadas. O PA Formosa é o primeiro assentamento do Rio Grande do Norte a produzir o produto.

O trabalhador rural Francisco Fernandes Pereira, o Titico, está otimista com a safra. Este ano ele plantou 10 hectares de cebola. A colheita de 2010 deverá lhe render cerca de 300 toneladas. Somente em setembro, ele espera colher cerca 120 toneladas, que serão comercializadas em sacos de 20 quilos, destinados aos mercados de Recife (PE), Fortaleza (CE) e de Natal (RN), com preços que variam entre R$ 8,00 e R$ 17,00.

Titico conta que costumava plantar feijão, milho e banana, além de melancia e macaxeira. Assentado há 10 anos, recentemente, ele resolveu plantar cebola. “As terras são ótimas para o plantio da hortaliça, a comercialização é certa e a garantia da renda também”, comemora o agricultor. Outras 180 toneladas de cebola deverão sair, até o final do ano, do lote de Titico, um dos 10 agricultores de Formosa que aderiu à cebolicultura. A idéia deu tão certo que no próximo ano o agricultor pretende ampliar em 50% a área do plantio de cebola, passando para 15 hectares.

IMPORTÂNCIA - A cebola é uma terceira hortaliça mais produzida mundo. Dados da Embrapa mostram que a produção mundial gira em torno de 50 milhões de toneladas por ano. No Brasil, a cebola é uma terceira hortaliça mais importante economicamente. A totalidade da produção é destinada ao mercado interno, basicamente para consumo in natura, como condimento e salada, considerando que a produção de bulbos para industrialização, nas formas de pasta, desidratada e picles é incipiente.

Socialmente, a cebolicultura brasileira se caracteriza como típica de pequenas e médias propriedades, estimando-se que 70% sejam provenientes de agricultura familiar. Em Baraúna, a realidade é semelhante às demais cidades que produzem cebola. Ou seja, ela é produzida nas pequenas propriedades rurais do município.

O PA Formosa é o primeiro a produzir o produto. Com o sucesso da produção registro no referido PA, a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização Agrário (Incra) no estado acredita que novos assentamentos deverão aderir a cultura. “A diversidade de produtos, associando o plantio do milho, feijão, das hortaliças à criação de animais como caprinos é uma das principais características da agricultura familiar”, opinou o superintendente do Incra/RN, Paulo Sidney Gomes.

* Matéria e foto enviadas pela assessoria de imprensa do INCRA

Nenhum comentário: