O que está procurando?

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Projeto de Irrigação do Campo de Aviação

13 projetos de irrigação mostra viabilidade da pequena irrigação orgânica e/ou agroecológica
* Caramurú

Na comunidade rural de Cabeça do Boi, o casal Bitonho e Celma estão comendo verduras saudáveis. Na última semana começou a ganhar dinheiro vendendo coentro e cebolinha nas áreas do entorno. Sr. Manoel de Riacho de Baixo está vindo para a cidade com o chevette cheio de verduras numa venda de porta a parta.

Outros bons exemplos vem do Campo de Aviação e do Morcego. No Campo, 5 jovens comercializam frutas como mamão, acerola, banana, cana de açucar, etc. Ronaldo, um dos jovens da ocalidade, costuma dizer que passou a ser reconhecido com o início do projeto agroecológico. "Conheci pessoas e cidades" diz. A equipe do Morcego vende na feira da agricultura familiar.

No total existem 13 projetos implantados ou em fase de implantação nas comunidades de Campo de Aviação (3), Cabeça do Boi (1), Caiana (1), Morcego (3), Tanques (1), Joazeiro (1), Nova Vida (1), Conjunto Padre Pedro Neefs (1) e Silva (1). A viabilização destes projetos foi possível por diversas fontes: PETROBRAS, Banco Mundial, Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA, Programa Desenvolvimento Solidário/Governo do RN, Núcleo Sertão Verde e nosso mandato de vice prefeito.

A concepção tecnológica dos sistemas produtivos parte da linha agroecológica discutida entre engenheiros agrônomos e agricultores/as familiares mais suas organizações representativas. Provamos a viabilidade destes sistemas que economizam água e tornam possível o plantio irrigado no semi-árido. O resultado tem sido alimentos saudáveis na mesa e mais dinheiro no bolso.

Nenhum comentário: