O que está procurando?

sexta-feira, 3 de setembro de 2010


*Clayse Anne


Grupo de Pesquisa da UFRN, GRECOM, traz Edgar Morin a Natal


O pensador francês Edgar Morin vem a Natal proferir a conferência “O destino da humanidade”, que acontece no próximo dia 17 de setembro às 19 horas na Praça Cívica do Campus Universitário, juntamente com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFRN. O evento faz parte das atividades da Cátedra Itinerante Unesco “Edgar Morin” para o Pensamento Complexo (CIUEM), que tem no Grupo de Estudos da Complexidade / Grecom – vinculado aos programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e em Educação da UFRN – o seu primeiro ponto na América Latina.

O objetivo principal do evento é reunir acadêmicos, pedagogos e estudantes da rede pública e privada de educação para retomar a aposta de Edgar Morin na reforma da educação: um sujeito múltiplo para uma educação complexa. Portanto, todas as pessoas interessadas, do campo da educação básica à superior, podem participar do evento.

Formado em História, Geografia e em Direito, Morin é um pensador inclassificável, múltiplo, um “eterno estudante”. Um pensador que politiza o conhecimento, homem para quem só pode haver "ciência com consciência”, professor que expõe suas incertezas e acredita na “boa utopia”, na reforma da universidade e do ensino fundamental. Um educador para o presente e o futuro. Consciente de que a construção de uma sociedade mais justa e igualitária só é possível por meio de uma nova e complexa compreensão do mundo, Morin tem apostado nos últimos anos na reforma do sistema educacional. Os livros Os sete saberes necessários à educação do futuro (Editora Sulina), A cabeça bem-feita (Editora Bertrand-Brasil) e A religação dos saberes (organizado por ele e publicado pela Bertrand-Brasil) mostram seu investimento prioritário na educação.


Ceiça Almeida
Grecom/Natal/UFRN.


OUTRAS INFORMAÇÕES:
GRECOM, Grupo de Estudos da Complexidade (3215-3525)
Maria da Conceição de Almeida – 8816-5191 / calmeida17@hotmail.com
Coordenadora do Grupo de Estudos da Complexidade – GRECOM/UFRN.
Josineide Silveira - 9984-6523 / josisilveira@unp.br
Wani Pereira - 9138-3953 / wanipereira@ufrnnet.br
Bruno Franklin Gomes - 8855-8348 / brunoradioetv@gmail.com

Nenhum comentário: