O que está procurando?

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Hugo Manso, o senador de Lula e de Dayse Araújo

Um Hugo Manso mas guerreiro
* Caramurú


O engenheiro Hugo Manso é o nome apresentado pelo Partido dos Trabalhadores do Rio Grande do Norte para concorrer a uma das duas vagas em disputa no senado federal. Das candidaturas apresentadas, Hugo Manso traz um currículo bem diferenciado.


A vida profissional de Hugo pode ser contatada em 2 momentos importantes. Como professor do CEFET contribuiu para a formação técnica de muitos jovens e lutou pelo fortalecimento do ensino profissionalizante. Mais recentemente, na condição de Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário no RN, Hugo Manso acompanhou os projetos do Presidente Lula para a agricultura familiar.


É no campo que se observaram as mais diversificadas ações promotoras do desenvolvimento com inclusão social como no caso do crédito do PRONAF, do apoio a comercialização pelo Programa Compra Direta, a eletrificação rural no Luz Para Todos, a reforma agrária do INCRA e do Crédito Fundiário, o Programa de Documentação da Trabalhadora Rural, Projeto Dom Heldér Câmara e tantos outros que fizeram a reversão do êxodo rural, conforme comprovou a última pesquisa do Censo Agropecuário do IBGE.


No caso de Campo Grande, Hugo Manso tem ainda mais histórias para serem contadas. Da mesma tendência de Ronaldo Valência, Hugo esteve desde a fundação do PT de Campo Grande há mais de 20 anos e nunca deixou de acompanhar a luta social do município.

Em 2008, Hugo Manso numa demonstração do comprometimento com a juventude, ministrou aulas no Cursinho Abrindo Caminhos. Mas foi como Delegado que ele colaborou muito no aceleramento dos projetos destinados a agricultura familiar. Foi o caso do Projeto de Assentamento Ronaldo Valência que ele acompanhou a tramitação do processo. Na luta da Associação do Bom Jesus pelo Telecentro, Hugo buscou dá agilidade na vinda do Projeto Territórios Digitais e depois no Cine + Cultura. Na questão dos créditos do PRONAF e no Seguro Safra, Hugo trouxe a gestora nacional para aumentar o conhecimento dos agricultores sobre estes Programas.

A ampliação do Projeto Dom Heldér Câmara/SDT/MDA-FIDA/ONU no território Sertão do Apodi que beneficiou Campo Grande também teve a presença de Hugo. A emissão de mais de 1.000 documentos gratuitos pelo Programa de Documentação da Trabalhadora Rural foi outra ação liderada por Hugo Manso enquanto delgado do MDA no RN. Destas e outras ações pode-se ver que Hugo Manso é um profundo conheceder dos Programas Federais e da Agricultura Familiar do nosso Estado.

Sendo assim, a bandeira de luta de Hugo é exatamente a de levar estas questões da agricultura familiar para serem debatidas em busca de aumento dos investimentos para acelerar estes processos que vem promovendo uma mudança na vida do povo, chamada CIDADANIA.

Nenhum comentário: