O que está procurando?

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Texto para reflexão no dia da Independência do Brasil

Independência e cidadania
* Caramurú
'Seu dotô uma ismola para um homi que é são ou lhe mata de vergonha ou vicia o cidadão' embalou muitas reuniões de formação política e cidadã da minha adolescência comunista. Foi neste caminho que conheci o movimento estudantil, ambiental e cultural. Depois veio o PT com Ronaldo, Hildebrando, Francisco Antonio, Zuleide Araújo e outros que caminhavam ao lado de Pe. Pedro Neefs.

Estamos há mais de 20 anos com o Partido dos Trabalhadores e seus princípios implantados e construídos em Campo Grande. Continuamos crescendo e amadurecendo ao ponto de firmarmos uma aliança importante com o PMDB local de modo que colaborou na vitória da ex e da atual gestão. Inovamos na política municipal na medida que propomos soluções coletivas contra a tradição da ação individualizada, fazendo política pública no lugar do assistencialismo.

Nesta campanha sinto os frutos desta longa caminhada sendo mais e mais colhidos. As pessoas entendem a diferença da campanha petista que começa na escolha do candidato baseada na história e compromisso com a cidade; e segue na forma de abordagem do eleitor e da eleitora para despertar a consciência política e, portanto, o julgamento livre do voto.

Guardamos um otimismo sobre o crescimento da escolha do candidato pela postura cidadã da população. Basta olhar para 50 anos atrás e perceber que acabou o tempo que o Coronel colocava os peões num caminhão e trazia para votar aberto, em cima da mesa, atestando a fidelidade do voto. Mas também sei que nem todos os caminhões imaginários se acabaram. Mas já existem os que gritaram "independência ou morte!".
Recentemente soube de um comentário de uma srta. importante de Campo Grande que visitou o Conjunto Padre Pedro Neefs (provavelmente pela primeira vez) e voltou com uma conversa absurda que as pessoas estavam ameaçadas por mim para votarem sob pena de tomar as casas. Ela confunde a prática. Se tem alguém que faz política assim, não é o PT.

Nossos candidatos terão a maioria dos votos do Conjunto Padre Pedro Neefs, mas por outro motivo. Saiba ela que cada palmo daquele chão foi semeado ombro a ombro pelas famílias de lá com a nossa colaboração, sem nunca exigirmos nem o voto quando éramos candidatos, imagine agora. Mas venceremos lá pela história escrita e o reconhecimento das famílias beneficiárias. Livres, como a 'araponga errante'.

Mas é bom saber que uma pessoa tão importante começa a andar e conhecer a vida do povo na periferia da cidade. Melhor ainda que continue no pós eleição. Até sugiro ouvir a canção


"Liberdade, Liberdade

Abra as asas sobre nós

Que a voz da igualdade

Seja sempre a nossa voz"


Viva o dia 07 de setembro e seu significado.




Nenhum comentário: