Recuperação da BR só começa em maio
* Jornal De Fato
O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT/RN) só iniciará a obra de recuperação do trecho da BR-110, destruído pelas águas do rio Umari, em maio. A assessoria de imprensa do Dnit enviou e-mail ao JORNAL DE FATO, ontem, informando que receberá o projeto de recuperação do asfalto hoje. "A obra será emergencial e os serviços serão iniciados a partir de maio/2011", diz o comunicado.
O trecho que passa sobre o rio Umari, vazado por bueiros, não resistiu à pressão do rio depois que alguns açudes de pequeno porte arrombaram na região. O asfalto foi arrastado pelas águas, ficando um buraco de mais de dois metros, impossibilitando qualquer tipo de tráfego. Desde março, os moradores deste município são obrigados passar pelo rio e por propriedades privadas, com o mínimo de infraestrutura.
Todo o fluxo de veículos e pessoas da cidade só consegue chegar a RN-233, que liga o município a Caraúbas, Janduís ou a continuidade da BR-110, até Natal, é feito por um desvio, improvisado pela Prefeitura, ou por dentro da propriedade rural do fazendeiro Luis Segundo. São mais de dois quilômetros em estrada carroçável e nenhuma segurança.
Os mais de 40 estudantes universitários que precisam, diariamente, se deslocar para os campus de Assú e Caraúbas, reclamam da morosidade do Dnit em solucionar o problema. A comunicadora popular Iracema Moniele disse que muitos dos alunos estão percorrendo o trecho a pé. "Os alunos de Assú e Caraúbas se encontram num mesmo local para tomarem outro carro do desvio até a cidade. Porém, como os de Caraúbas chegam mais cedo, por ser mais perto, muita gente prefere ir andando a pé para não ficar na estrada", comenta.
Prefeitura
De acordo com o vice-prefeito Caramuru Paiva, o emergencial foi feito. "O DER e a Prefeitura fizeram um desvio. O acesso está dando passagem sem nenhum contratempo", garante. O único problema, segundo ele, ainda são os estudantes universitários. "Como o ônibus que leva os estudantes para a universidade, que vem de Janduís, não entra na cidade, um outro carro precisa deixá-los até a RN, mas isso está sendo feito com escolta da polícia", complementa.
Para o vice-prefeito, o projeto de recuperação do trecho está lento, no que diz respeito ao acesso, mas muito rápido para os trâmites brasileiros. "A informação que recebemos é que será construída uma ponte de oito pilares. Acreditamos que lá para o final do segundo semestre a obra ficará pronta", completou.
BR-110
A BR-110 é a única rodovia federal do Rio Grande do Norte que nunca foi concluída. Além do problema causado pelo rio Umari, o trecho entre Campo Grande e Upanema, no sentido oposto, de aproximadamente 30 quilômetros, ainda é carroçável.
* Imagem retirada de http://www.thaisagalvao.com.br/
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