O que está procurando?

sábado, 30 de abril de 2011

Indy Allen, grande garoto
Resposta ao questionamento de Indy Allen Araújo sobre o Mercado do Peixe e da Carne
* Caramurú

O comentário de Indy Allen Araújo no nosso mural acrescenta ao questionamento de Rodrigo e anima na medida em que vemos jovens engajados nas causas que dizem respeito a melhoria do município. Rodrigo cobrou o abatedouro e o outro perguntou sobre o funcionamento do Mercado do Peixe e da Carne.

Em julho de 2010 participei da inauguração que o prefeito Bibi fez para abertura oficial do Mercado "Severino Galdino", uma justa homenagem ao seu tio que foi um importante vendedor de carne de Campo Grande. Este ato de execução da obra já mostra um grande avanço político na gestão municipal haja vista ser um gesto grande a atitude de continuar uma obra iniciada por um governo anterior. Já vimos acontecer muito o inverso no Brasil. Foi também uma demonstração de compromisso do prefeito Bibi com a questão de sanidade da carne.

O garoto Indy Allen tem toda razão quando diz que o mercado ainda não foi utilizado. Conversei sobre o assunto com o prefeito Bibi para me assegurar dos detalhes, mas já estava com a opinião formada que o seu não funcionamento não foi ou é responsabilidade do poder executivo. O primeiro problema no atraso, foi uma exigência da inspeção sanitária que cobrou alterações no piso do mercado.

O segundo problema e bem mais complexo vem da resistência por parte dos marchantes. Possuidores de pontos comerciais com freguesias consolidadas é compreensível a posição de desejarem permanecerem em seus atuais locais de comercializações. Até acho que aqueles/as cujas instalações apresentem bom padrão de higiene podem ficar nos seus postos. Penso ainda que outros interessados poderiam completar os boxes do mercado e a opção da comunidade faria a pressão pela qualidade e higiene da carne.

Entretanto, de acordo com o prefeito, este assunto será decidido pela promotoria pública numa reunião que deverá ser agendada na próxima semana e que envolverá poder executivo, justiça e marchantes. A promotoria tem exigido o melhor tratamento no percurso entre o abate e a venda da carne de Campo Grande e isto é muito salutar. Também referenciei em outra ocasião que o vereador Nilson Jr no mandato anterior teve importante papel cobrando a solução deste problema.

Preciso concluir a minha resposta para Indy Allen, dizendo que este é um setor dentro do Governo Municipal que não tenho participado diretamente. Portanto, as minhas reflexões são opiniões pessoais do vice prefeito. E as reafirmo para concluir: Bibi tem feito a sua parte, os marchantes apresentam resistência a idéia; e, para o melhor desfecho; é fundamental a sociedade permanecer atenta e exigindo. E que ótimo é ver a comunidade se mobilizando a partir do bom uso da internet sendo feito por nossos jovens. São exemplos, Indy Allen e Rodrigo.

Nenhum comentário: