A força estranha carreada para o bem
* Caramurú
Ontem reunimos cerca de 200 pessoas interessadas em estudarem para no Cursinho preparatório para o próximo vestibular. Deviam haver uns 10% interessados/as em ajudar estes que desejam ingressar na universidade. Aos olhos distantes, a leitura deste texto pode não ter significado algum, mas para a realidade campograndense podemos afirmar que é o
"Pique da mu-dança (...)"
Gilberto Gil
Campo Grande a poucos anos estava entre os municípios que menos aprovava no vestibular. "Não adianta, os jovens não querem nada", diziam vozes experientes na educação municipal, logo que criamos o Cursinho. Daí muitos se inscreveram. "Este cursinho não dará certo porque só tem gente daqui", premonizavam as bruxas. Mas por incrível que parece, deu certo.
Acho que estes impossíveis aconteceram porque como diz o cantor Caetano Veloso....
Acho que estes impossíveis aconteceram porque como diz o cantor Caetano Veloso....
"É incrível a força que as coisas parecem ter, quando elas precisam acontecer"
Na verdade o sucesso do Cursinho Abrindo Caminhos é a realização do improvável: poucos recursos, idealizadores com a cabeça no mundo da lua, jovens desinteressados, profissionais sem querer dá aulas voluntárias, campanhas para o funcionamento do cursinho parar e ... Deu certo. Hoje podemos dizer que está criada a cultura de lutar pelo ingresso no ensino superior. Agora todos/as tentam.
Outros desdobramentos começam a acontecer. Jovens que já passaram pelo cursinho voltam com vontade de ajudar aos outros, como é o caso de Oscarina Caldas e a realidade de Clayse-anne Medeiros. O sentimento do voluntariado se amplia e ganha novos adeptos, inclusive o padre recém chegado. E é muito bom ver um prefeito como Bibi dando aula voluntariamente. As famílias passam a se engajarem mais na educação dos filhos e filhas. Isto é a tradução nordestina do "yes, we can".
Mas como vice prefeito e coordenador deste projeto, tenho que dizer que na verdade este Cursinho deverá ter vida curta porque a sua necessidade existe por termos um ensino médio fraco e que os responsáveis teimam em piorar o que já não era bom. Mas a outra verdade é que quando se juntam pessoas como Piolho, Luíza, Leida, Clayse, Leleida, Lilia e tantos que pensam no bem comum todos os sonhos começam a nascer. E uns se criam. E Roberto Carlos diz assim:
"(...) Por isso uma força
Me leva a cantar
Por isso essa força estranha
No ar
Por isso que eu canto
E não posso parar
Por isso essa voz tamanha (...)"
Um comentário:
AMIGO CARAMURU, PARABÉNS PELA EXCELENTE INICIATIVA DO CURSINHO, TEMOS QUE ACREDITAR NA EDUCAÇÃO E OFERECER CONDIÇÕES DE ESTUDOS PARA AS CLASSES SOCIAIS EXCLUÍDAS ECONOMICAMENTE, PENA QUE NEM TODOS OS GESTORES ENXERGAM DESTA MANEIRA, AQUI EM JANDUÍS, INSPIRADOS NA INICIATIVA DE CAMPO GRANDE, INICIAREMOS O CURSINHO PREPARATÓRIO DIÁLOGO, AS INSCRIÇÕES COMEÇAM NO MÊS DE MAIO E AS AULAS EM JUNHO, UMA INICIATIVA DE UM GRUPO DE UNIVERSITÁRIOS QUE ACREDITAM NA EDUCAÇÃO, AINDA NÃO TEMOS NENHUM TIPO DE APOIO POR PARTE DO PODER PÚBLICO,MAS ESTAMOS ABERTOS AO "DIÁLOGO", FINALIZANDO. GOSTARIA APENAS DE ACRESCENTAR QUE O CURSINHO DE JANDUÍS É INSPIRADO NA SUA INICIATIVA DO ABRINDO CAMINHOS E ESPERAMOS OBTER O MESMO SUCESSO E CONQUISTAS OBTIDOS EM CAMPO GRANDE, COM CERTEZA SEREMOS PARCEIROS, EM TROCA DE EXPERIÊNCIAS, E AINDA PODEMOS VER OUTRAS ATIVIDADES QUE PODEREMOS REALIZAR EM CONJUNTO.
PARABÉNS
E OBRIGADO PELO EXEMPLO
ENOCK DOUGLAS
ESTUDANTE UNIVERSITÁRIO DE JANDUÍS
Postar um comentário