*Clayse-Anne Medeiros
MENSAGEM DA PROFESSORA LEIDA DEDICADA AOS NOVOS ALUNOS DO CURSINHO "ABRINDO CAMINHOS"
Juventude: investindo no sonho para um mundo mais bonito
Leida Almeida
O grande educador Paulo Freire observou em um de seus livros o gosto que sentia por ser homem, por ser gente e pela convicção de que a nossa passagem pelo mundo não é preestabelecida. Para ele, o nosso destino não é dado, mas algo que precisamos fazer e de cuja responsabilidade não podemos nos eximir.
Diz ainda o educador: “gosto de ser gente porque a História em que me faço com os outros e de cuja feitura tomo parte é um tempo de possibilidades e não de determinismo. Daí que insista tanto na problematização do futuro e recuse sua inexorabilidade”.
É muito comum ouvirmos discursos sobre as injustiças sociais, atestando-as como consequência inevitável de um mundo globalizado e capitalista. Essa é uma realidade que não se pode negar. Entretanto, é preciso considerar, também, a importância da organização e da intervenção do homem como sujeito ativo e participativo para a ruptura desse quadro e para a construção de uma nova realidade.
A realização de mais uma edição do Projeto de Cursinho em Campo Grande é um exemplo da força que há quando se investe no homem. A realização e continuidade desse projeto acontecem porque existem pessoas que ousam trabalhar na contramão do destino. Um destino que, para os jovens do nosso município parece permeado de baixas expectativas, mas que pode ser mudado pelo acesso a níveis mais elevados de escolarização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário