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quarta-feira, 6 de abril de 2011

Professora Joyce Paiva: o FUNDEB é bom
Comentário infeliz da assessora de educação, D. Dalva
* Caramurú

Hoje a minha companheira Joyce Paiva voltou indignada com o comentário de D. Dalva, assessora da Secretaria de Educação, que afirmou ser um engodo e que nada acrescentou a implantação do FUNDEB. Que frase infeliz! O FUNDEB é concretização de uma bandeira histórica da categoria que ela faz parte e foi comemorada por todos que valorizam a educação. O fato de ter ajustes para serem feitos, não resulta num juízo condenatório como este de D. Dalva.

Na implantação do FUNDEB o que aconteceu de mais complicado foi a reação de governadores tucanos que foram ao supremo para transformar piso em teto. Realmente foi muito infeliz tentar transferir os problemas de um assunto para a responsabilidade de outro. Aliás, não é de hoje que o ruim é jogado para o Governo Federal e o bom, não.

Tenho tido muita cautela, mas bastante firmeza para tratar do assunto do aumento de professores que é outra coisa (embora ligado ao tema FUNDEB) e era a pauta desta reunião dos professores. Sou aliado e nestes últimos dias falei com Bibi dizendo do nosso compromisso em ajudar na busca de soluções, sem com isso fugir da responsabilidade de nosso apoio político ao seu mandato nem muito menos achar que está errado o pleito de quem deseja melhorias.

Mas não vou admitir, sem resposta, que assessor nenhum atribua a uma lei que significou um grande aumento de recursos e um sonho de melhoria financeira para os professores; e aí a assessoria municipal usar o FUNDEB como fulga para responder a um problema que precisa de cautela e serenidade para ser encontrada a melhor solução, o que tenho certeza ser a vontade de ambas as partes. 

Um comentário:

Sara disse...

A educação infantil e a carinhosamente chamada de "tia da creche" deveriam ser os mais valorizados, pq depois de formado na base (no mais próximo do q é ideal) qualquer um teria condições de estudar (pensar, criar, produzir) sozinho, sem que lhe segurem a mão.